Visitas: Magia do Verbo - O Poder da Palavra: 15/11/2009 - 22/11/2009
No início era o OM e o OM se fez som.

sábado, 21 de novembro de 2009

CONHECENDO UM POUCO DE SI

      Nascemos  com mais ou menos 100 trilhões de células, com um saber inato, uma memória genética celular e um grande potencial de desenvolvimento ativado pela memorização.

    Desde o nascimento o saber inato do homem avança na vida e vai progredindo a cada instante.

O  que é saber inato?

    É uma espécie de programação prévia, como se fosse um DNA psíquico  em estado latente no psiquismo mais profundo de cada ser. É o instinto. Aquilo que se nasce sabendo. Ninguém ensina o bebê a mamar, ao encostar a boca ao seio, ele começa a sugar instintivamente.

    Essa sabedoria inata, vai sendo acrescida de mais sabedoria adquirida a cada nova experiência vivenciada. Cada vez que se resolve um problema instintivamente,  essa sabedoria aumenta.  E isto fica impregnado na genética celular, somado a toda herança celular   anterior  e  esta vai sendo passada geneticamente aos descendentes.

    Desde os  nossos primeiros ancestrais, a memória genética foi se ampliando, tornando cada vez mais complexo o ser.

    Cada passo empreendido, condiciona os seguintes, sendo a cada novo dia, uma nova aventura. A todo instante uma nova indagação se apresenta  e a cada situação, uma reação se impõe.

        A resposta à indagação e a atitude a ser tomada, dependerão da experiência inata ou aduirida de  cada um.    Podemos comparar a vida como uma viagem e nós, os viajantes. Os problemas e as soluções vivenciados e memorizados aumentam nossa  bagagem nesta viagem.   Nosso conhecimento se amplia e nossa consciência se modifica. E, assim de experiência em experiência vai se formando e transformando o nosso mundo interior e aumentando nossa percepção do mundo exterior.

Mundo Exterior

       Percebemos o mundo exterior  e com ele entramos em contato através dos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Muitas vezes esse sentidos nos enganam. Observamos um objeto a distância, na penúmbra e nos parece outro, e, por vezes só realmente percebemos o engano,   quando chegamos bem perto. Alguém pode dizer algo e nós ouvirmos outra coisa, e assim por diante. O sentido que mais nos engana é a visão. Quanto mais aumentamos nosso autoconhecimento, menos somos enganados por nossos sentidos de percepção.   


Mundo Interior

    O mundo  interior é único, inerente a cada pessoa e é composto de nossos pensamentos e sentimentos.

    O Amor, a compaixão, a raiva, e todos os outros sentimentos  estão no nosso mundo interior. Se tivermos consciência deles, saberemos como deixá-los se manifestar ou não, dependendo do sentimento e do momento.


Buscando o Autoconhecimento

       Para iniciar a busca do autoconhecimento, podemos adotar técnicas que acalmem a mente e então nos levem para dentro de nós mesmos, percebendo nossos sentimentos, ou seja, o nosso mundo interior.

Percepção do Estado Interior

    A respiração tem grande importância na percepção de como estamos. Conforme nosso estado interior, manifestamos nossas ações e reações. E uma dessas manifestações é através da respiração.

    Se estamos tensos ou ansiosos,  a respiração se torna mais rápida. Se estamos tranquilos a respiração é lenta e profunda. Podemos desta forma mudar nosso estado interior, através da respiração adequada.



PRÁTICA
Respiração para Acalmar a Mente

    Para acalmar a mente, em qualquer ocasião, respirar varias vezes,  lenta e profundamente, 

   => Inspirar lenta e profundamente, mas sem desconforto, levando o ar até o baixo ventre , expandindo o abdômen

   => Expirar lentamente contraindo  o abdômen, fazendo com que o ar saia completamente.

Repetir o exercício pelo tempo que for confortável.




    É importante estar consciente do processo respiratório, prestando atenção no ato de respirar, sentindo e  vivenciando  a respiração.

    A respiração lenta e profunda com atenção concentrada auxilia na maior percepção de si mesmo e também no relaxamento psícofísico.